quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Estudo de Usuários Como Ferramenta de Gestão

Por Cátia Cristina Souza

Muito se tem discutido sobre a sociedade da informação e o papel do bibliotecário em ser capaz de identificar a necessidade de informação do seu usuário, além disso, é interessante para desenvolvimento das atividades bibliotecárias o bom relacionamento entre biblioteca e usuário. Biblioteca, livros e alunos nem sempre têm uma relação harmoniosa, a comprovação disso são os diversos problemas ocasionados pelas perdas de material, atraso na devolução e até mesmo e falta de zelo com o material.
As bibliotecas lidam cotidianamente com a ampla diversidade de conhecimento e comportamento de seus usuários, as unidades de informação precisam aprender a lidar com elas, o estudo de usuários é interdisciplinar e abrange disciplinas como: psicologia, administração, linguística, informática, estatística entre outras. O estudo de usuários assume importância como instrumentos de gestão, pois fornecem subsídios aos bibliotecários para a identificação do perfil de seus clientes.
Durante o mês de dezembro é comum que algumas bibliotecas façam o balanço de suas atividades durante o ano, esse balanço em geral está pautado nos erros e acertos, de situações planejadas ou não pelo bibliotecário, assim sendo, propõe-se que o estudo do usuário seja uma forma de avaliação para a tomada de decisão. Isso pode ser feito com análise dos dados de frequência, circulação de materiais e conversas empíricas ocorridas durante o ano corrente, bem como a aplicação de um questionário no início do ano letivo abordando a opinião em relação aos serviços prestados pela biblioteca no ano anterior e as expectativas em relação ao novo ano letivo que se inicia.
Cabe aos gestores de biblioteca a tomada de decisão sobre a política de desenvolvimento de produtos e serviços. Conhecer os usuários, infelizmente não é uma verdade absoluta nas bibliotecas, porém, é um caminho a ser trilhado por quem ainda o desconhece. Só conhece quem entende, só faz quem compreende.


Fonte: Vértice Books, n. 43, 12 dez. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário