segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Catalogação cooperativa

Divulgando artigo da bibliotecária Cátia Cristina Souza, divulgado no boletim SAB, da Vértice Books, n. 40, 2013.

Catalogação Cooperativa

A informação é algo vital para a sociedade humana, a cada dia que passa ela adquire mais valor, especialmente na área acadêmica e científica. Em uma sociedade onde tudo é informatizado, a todo momento surgem coisas novas, os usuários que outrora se satisfaziam apenas com as informações contidas nos livros mudaram de perfil, acompanhando a evolução mundial, passando então a fazer uso dos mais variados suportes informacionais. Tratar, organizar e disseminar a informação é uma tarefa que exige dedicação e tempo disponível, ser eficaz no tratamento da informação não é uma tarefa simples, esta atividade exige muita responsabilidade por parte do bibliotecário. Uma das formas encontradas pelos profissionais da área para agilizar o tempo de disponibilização do conteúdo informacional a ser tratado foi a criação de bancos de dados online ou locais no qual todos os dados da obra possam ser visualizados por várias pessoas facilitando o acesso e recuperação as informações.
O bibliotecário deve ter em mente que a catalogação é uma atividade que irá determinar a recuperação ou não do documento catalogado. A catalogação cooperativa tem como objetivo permitir o intercâmbio de dados bibliográficos, essa forma de catalogação permite a padronização de registros poupando o tempo de trabalho de outros profissionais.
A combinação entre a informática e a catalogação propõe que a comunidade bibliotecária utilize diversas formas de disponibilização e recuperação da informação, os benefícios alcançados pelo uso da parceria entre a informática e a biblioteconomia são imensuráveis, a possibilidade de ter acesso remoto ao catálogo de um determinado centro informacional é uma realidade instigante, porém, a prática desta atividade envolve uma série de questões éticas e políticas. Disponibilizar as informações em grande escala requer do bibliotecário consciência de que as decisões por ele tomadas, irão exercer influência direta na recuperação da informação por usuários que vão além do seu ‘rol’ de atuação. Todavia, o bibliotecário não precisa arcar totalmente com essa responsabilidade, haja vista que, como o próprio nome já diz, a catalogação cooperativa é a cooperação do trabalho de catalogação pressupondo que quando realizada em conjunto com outros profissionais, a catalogação tende a ter um grau mais elevado de precisão.
Disseminar a informação registrada com agilidade e simplicidade é uma das maiores preocupações da comunidade bibliotecária, diante deste cenário, a catalogação cooperativa atua como ferramenta auxiliar no trabalho bibliotecário, com a qual os gestores da informação e do conhecimento humano podem contar no cumprimento de suas atividades profissionais.
A catalogação cooperativa propõe o acesso a um leque informacional, que resulta em pesquisas com maior grau de qualidade e atualidade, além de facilitar a recuperação dos dados já que, a cooperação catalográfica possibilita a consulta a diversos bancos catalográficos originários de diversas instituições, ampliando a probabilidade de encontrar a informação desejada.
A biblioteconomia vive um período em que algumas normas precisam ser revistas, o processo de descrição documentária e os propósitos bibliotecários necessitam de aprimoramento a fim de que, o profissional envolvido nesse processo, possa ter pleno domínio sobre suas próprias ferramentas de trabalho, quando esse patamar for alcançado será possível oferecer satisfatoriamente à comunidade o ponto alvo da biblioteconomia: informações atualizadas, em tempo recorde contribuindo cada vez mais para o aprimoramento humano