terça-feira, 16 de março de 2010

Evento: DOCUMENTO: GÊNESE E CONTEXTOS DE USO

DOCUMENTO: GÊNESE E CONTEXTOS DE USO

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF o evento quer criar um fórum visando promover reflexões sobre o documento sob diferentes perspectivas teóricas e pragmáticas da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia no âmbito da pós- graduação brasileira em Ciência da Informação.

O Seminário será realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2010, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ. Será organizado em torno de mesas-redondas com temas específicos, para as quais vários professores já confirmaram presença:
Localização: Rua Tiradentes 148 - Ingá - Niterói - Rio de Janeiro - CEP 24210-510.
Telefones:(55-21) 2629-9759; 2629-9758.

Mesa Redonda 1: Ciência da Informação e Documento Ciência da Informação, origens, contexto e trajetória epistemológica; relações com a Documentação.
- com a participação dos Profs. Marilda Lopes Ginez de Lara (USP), Cristina Dotta Ortega (UFMG), Nanci Oddoni (UFBA) e Carlos Henrique Marcondes (UFF)

Mesa Redonda 2: Documento e Poder
Constituição e funcionamentos sócio-históricos do documento; documento e Estado; documento e memória.
Informações:
Localização: Rua Tiradentes 148 - Ingá - Niterói - Rio de Janeiro - CEP 24210-510.
Telefones:(55-21) 2629-9759; 2629-9758.

- com a participação dos Profs. Ulpiano Menezes (USP), Luciana Heymann (CPDOC e Escola Superior de Ciências Sociais - FGV), Eduardo Murgia (USP), Lídia Silva de Freitas (UFF) e José Maria Jardim (UFF).

Mesa Redonda 3 - Documento de arquivo: materialidade e virtualidade Gênese do documento de arquivo, seu contexto de produção e suas relações com a Administração, Diplomática, Direito e Informática.
- com os Profs. Heloísa Liberalli Belloto (USP), Ana Maria de Almeida Camargo (USP), José Augusto Chaves Guimarães (UNESP-Marília), Ana Célia Rodrigues (UFF) e Margareth Silva (UFF).
Mesa Redonda 4: Documento e Linguagens
O documento em suas diversas manifestações (textual, imagético, audiovisuais e novas formas a partir das atuais tecnologias de informação).
- com os Profs. Hagar Espanha Gomes (CNPq), Renato Rocha (UFMG), Rosa Inês Novaes Cordeiro (UFF), Maria Luiza de Almeida Campos (UFF) e Victor Fonseca (UFF).
O conferencista convidado estrangeiro confirmado até o momento é o Prof. José Antonio Moreiro González, da Universidade Carlos III, Madrid, Espanha.
O Prof. José Moreiro também ministrará o mini-curso Evolução semântica das linguagens documentárias no ambiente digital, previamente ao evento, nos dias 26 e 27.
Mais informações na página do evento,
www.uff.br
Localização: Rua Tiradentes 148 - Ingá - Niterói - Rio de Janeiro - CEP 24210-510.
Telefones:(55-21) 2629-9759; 2629-9758.

________________________________________________________________
Mensagem recebida pela lista Lexias, do Aldo Barreto, em 16/03/2010

-------------------------------------------------------------------------------------------
Lexias caracterizam uma unidade de leituras são indicadas como os locais do texto em que o conteúdo das palavras entra em terremotos de significação ou como o envelope de um volume semântico, a voz do texto tutor, a linha saliente de um texto plural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário