segunda-feira, 8 de março de 2010

12 DE MARÇO - DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Texto enviado por Daniela Spudeit (Senac/SC/Florianópolis)

No dia 12 de março comemora-se o Dia do Bibliotecário em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882), o nosso mais conhecido e ilustre bibliotecário. Bastos Tigre foi jornalista, poeta, humorista, redator publicitário, autor teatral, filatelista e engenheiro eletricista. Decidiu abandonar sua profissão de engenheiro porque se apaixonou pela Biblioteconomia. Ele trouxe dos Estados Unidos o sistema de classificação decimal desenvolvido pelo bibliotecário norte-americano Melvil Dewey e foi atuar no Museu Nacional e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Foi nessa época que seus talentos se evidenciaram ainda mais, em razão das inúmeras contribuições trazidas para a ciência da biblioteconomia.
O bibliotecário é o profissional responsável não só por preservar a informação, como também por fornecê-la. Tem a responsabilidade de garantir acesso rápido e seguro a essas informações, além de fazer a mediação entre o usuário e a informação. Ele zela pelo acervo de livros, mas também pelos periódicos e documentos gravados em discos, fitas magnéticas ou em modernas mídias
digitais e eletrônicas.


Afinal, o que é Biblioteconomia?

A palavra Biblioteconomia deriva do grego bibliothéke (depósito de livros) e nomos (regra, lei), e significa a “arte de organizar e dirigir bibliotecas, de acordo com normas, regras”. A ação da Biblioteconomia é, geralmente, anônima e tem efeito multiplicador, nas dissertações e teses, na pesquisa científica, na busca e na localização de dados que serão transformados em informação, em espaços físicos – ou não, como os centros de referência científica, as salas de leitura e as bibliotecas públicas, populares, comunitárias, escolares, universitárias, infantis, de usuários com necessidades especiais, etc.
Num país como o Brasil, onde as disparidades sociais transformam o livro em privilégio, o Bibliotecário tem a importância de ser um agente cultural com função pedagógica inquestionável. A criação da Biblioteconomia está diretamente ligada à história do livro, ao desenvolvimento das modernas técnicas internacionais de reprodução e à divulgação da informação.
O bibliotecário tem como base de seu trabalho, a informação e as técnicas de organização e disseminação deste insumo, tornando-se um filtrador e mediador da informação nas diferentes sociedades (EGGERT; MARTINS, 1996).
O crescente valor da informação na sociedade contemporânea tem contribuído para a ampliação das possibilidades de trabalho desse profissional. Além do trabalho em bibliotecas, universidades e órgãos governamentais, cresce a procura por seus serviços em centros de pesquisa, empresas, museus e comércio. Outras possibilidades que vem surgindo são a prestação de assessoria e consultoria para editoras, atuando como profissionais liberais. É importante que o profissional tenha intimidade com os recursos oferecidos pelas novas tecnologias, que estão transformando profundamente a área.

O Bibliotecário e a Era do Conhecimento

O que é ser bibliotecário nos primórdios do século 21 com todo um avanço tecnológico na sociedade da informação? Onde está a importância desse profissional e o seu reconhecimento sócio-educativo e cultural em nossa sociedade? No Brasil, temos 39 escolas de formação acadêmica que formam bacharéis em Biblioteconomia. Desenvolvem atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos (impressos, eletrônicos, etc), por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade, ao avanço científico-tecnológicos e ao desenvolvimento social do país.
A utilização de novas tecnologias da informação exige desse profissional novas habilidades e provoca mudanças no perfil tradicional. Como resposta à globalização da economia e conseqüentes transformações mercadológicas e sociais, impõe-se, cada vez mais, um profissional atuante, com capacidade de percepção das necessidades sociais e de oferecer produtos e serviços de informação para esse novo mercado de trabalho.
O profissional de Biblioteconomia, que tradicionalmente atua em bibliotecas e unidades/centros de informação, encontra novas frentes de trabalho em sistemas e redes de informação de setores públicos, empresariais e industriais, escritórios de assessoria e consultoria, organização de arquivos e de documentação particulares, ensino e pesquisa, podendo atuar como analista da informação, como gestor de serviços de informação e também na área de padronização de documentos.
Para atuar como bibliotecário, é preciso, após a graduação, obter o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia, cuja profissão é regulamentada conforme leis
Nº 4.084, de 30 de junho de 1962 que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício, a lei nº 7.504, de 2 de julho de 1986 que dá nova redação ao art. 3º da Lei nº 4.084 e a lei nº 9.674, de 25 de junho de 1998 que dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário e determina outras providências

Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana
(Juramento da Profissão - Resolução CFB nº 006/66).

Fontes consultadas:
CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA (Santa Catarina). Carreira: o profissional. Disponível em:
http://www.crb10.org.br/carreira.php. Acesso em: 25 jan. 2010.
CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (Brasil). Legislação. Disponível em:
http://repositorio.cfb.org.br/. Acesso em: 25 jan. 2010.
EGGERT, Gisela; MARTINS, Maria Emília Ganzarolli. Bibliotecário: quem é? o que faz? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.1, n. 1, 1996. Disponível em:
http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/viewFile/310/351
IBGE. Disponível em http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 1 fev. 2010.
PINHEIRO, Ana Virginia Pinheiro. Dia do Bibliotecário. Disponível em:
www.revistamuseu.com.br. Acesso em: 25 jan. 2010.
SOARES, Marcos. Quando eu crescer quero ser bibliotecário. Disponível em: http://www.portalbibliotecario.com.br/. Acesso em: 20 jan. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário