quinta-feira, 21 de abril de 2016

Bibliometria

Por Givanilda Maria - Bibliotecária CRB 8/9619 


A bibliometria é um conjunto de leis e princípios aplicados a métodos estatísticos e matemáticos que visam o mapeamento da produtividade científica de periódicos, autores, e representação da informação.

A bibliometria, como área de estudo da ciência da informação, tem um papel relevante na análise da produção científica de um país, uma vez que seus indicadores retratam o grau de desenvolvimento de uma área do conhecimento.

Segundo Pritchard, a bibliometria significa "todos os estudos que tentam quantificar os processos de comunicação escrita".

O termo bibliometria, foi criado por Paul Otlet em 1934, no Tratado de Documentação, porém o termo consolidou–se apenas no ano de 1969, após uma publicação do artigo de Pritchard, com o titulo “Bibliografia, estatística ou bibliometria?”

Para se aplicar a bibliometia, foram criadas as três leis da bibliometria; são elas, Lei de Bradford (produtividade de periódicos), Lei de Lotka (produtividade cientifica de autores) e Leis de Zipf (frequência das palavras).

Aplicando a bibliometria é possível identificar qual área do conhecimento está se desenvolvendo mais, medir os impactos das publicações científicas nos serviços de disseminação da informação, aplicar políticas de aquisição e descarte de periódicos, saber quais autores estão mais produtivos em determinadas disciplinas.

Fonte: Vértice Books, ano 6, n. 110, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário