quinta-feira, 9 de abril de 2015

Dica 3: Estrutura do artigo

 
 
Na última dica, foi sugerido um exercício de redação de um artigo, lembram? Supondo que vocês já pensaram no tema e, seguindo as últimas dicas, estabeleceram objetivo da sua pesquisa, possuem todas as informações necessárias. O passo seguinte é o próprio artigo.
 
Não importando o tema, que pode ser a história da biblioteca, relato de uma ação ou de um serviço, um estudo de coleção ou usuários, o texto deve ter a seguinte estrutura:
 
- introdução: parte inicial do artigo onde é informado a ideia central; quais os objetivos da pesquisa; os motivos que levaram à realização do trabalho; do que trata o artigo?;
 
- desenvolvimento: é a parte principal do texto, onde há desdobramento da ideia central; debate sobre o tema; apresentação de argumentos para sustentar a ideia expressa na introdução;
 
- conclusão: parte final do texto onde é exposto a posição ou solução do autor, apoiada nos argumentos apresentados; é o fechamento das ideias e  o resultado da pesquisa. Pode-se sugerir desdobramentos.
 
Importante: A estrutura do artigo não é só uma questão de forma. Está vinculada à clareza e à sequencia lógica da narrativa.
 
Ao estruturar o artigo, faça as perguntas (básicas) na seguinte ordem: De que trata o artigo e por que ele foi escrito? (introdução); Como a pesquisa foi realizada? Quais os fatos importantes a serem revelados? (desenvolvimento); O que este artigo acrescenta ao que já sabia sobre o assunto? Quais as implicações, perspectivas ou recomendações? (conclusão). Respondendo a essas perguntas, nesta ordem, o artigo estará estruturado.

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