O recurso de aprendizagem escolhido por mim foi um site, que oferece acesso à vários recursos que servem como apoio na aprendizagem. O site é o repositório do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS, cujo objetivo é sistematizar e organizar o registro dos objetos educacionais.
Inovação e Criatividade:
O site reúne, ou melhor, é um repositório de objetos
educacionais, qualquer recurso de aprendizagem. “A idéia básica é a de que os objetos sejam como blocos com os quais será
construído o contexto de aprendizagem.” (TAROUCO; FABRE; TAMUSIUNAS, 2003, p.
2). Os idealizados do projeto – CESTA – acreditavam que os recursos
educacionais são mais aproveitados quando são organizados em uma classificação
de metadados e armazenados em repositório integrável a um sistema de gerenciamento de aprendizagem.
Por ser um site,
cujo objetivo, além de ser um recurso educacional, é ser um repositório, usa
poucas técnicas de organização. Para acessar os recursos precisa de uma senha,
que é oferecida na página inicial da consulta. Sua aparência visual (layout) não é sobrecarregada e fácil de
atender o agrupamento da informação. A página de consulta do repositório e
acesso aos recursos educacionais, tem como fundo branco, a fonte, redação e a
quantidade de informações (legibilidade) colaboram com a leitura e recuperação
da informação.
O site permite o compartilhamento de vários recursos, através de uma descrição por metadados e oferece o acesso com um link no final da página
Referências:
TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. C. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, fev. 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário