domingo, 8 de junho de 2014

Analisando recursos de aprendizagem

Talvez alguns não entendam, mas meu post hoje é resultado de uma tarefa da pós-graduação que estou fazendo - Projeto, implementação, gestão em educação a distância (PIGEAD).

O recurso de aprendizagem escolhido por mim foi um site, que oferece acesso à vários recursos que servem como apoio na aprendizagem. O site é o repositório do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS, cujo objetivo é sistematizar e organizar o registro dos objetos educacionais.

Inovação e Criatividade:

O site reúne, ou melhor, é um repositório de objetos educacionais, qualquer recurso de aprendizagem. “A idéia básica é a de que os objetos sejam como blocos com os quais será construído o contexto de aprendizagem.” (TAROUCO; FABRE; TAMUSIUNAS, 2003, p. 2). Os idealizados do projeto – CESTA – acreditavam que os recursos educacionais são mais aproveitados quando são organizados em uma classificação de metadados e armazenados em repositório integrável a um sistema de gerenciamento de aprendizagem.

Por ser um site, cujo objetivo, além de ser um recurso educacional, é ser um repositório, usa poucas técnicas de organização. Para acessar os recursos precisa de uma senha, que é oferecida na página inicial da consulta. Sua aparência visual (layout) não é sobrecarregada e fácil de atender o agrupamento da informação. A página de consulta do repositório e acesso aos recursos educacionais, tem como fundo branco, a fonte, redação e a quantidade de informações (legibilidade) colaboram com a leitura e recuperação da informação.

O site permite o compartilhamento de vários recursos, através de  uma descrição por metadados e oferece o acesso com um link no final da página
 
Concluindo, o site não oferece muita criatividade no layout e visualização da informação, mas inova na proposta de reunir os objetos educacionais. Praticamente não adotou as técnicas estudadas para organizar as informações e não é direcionado ao aluno, mas apoio aos professores e tutores.

Referências:

TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. C. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, fev. 2003.

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