segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sobre Referências e Bibliografias

De vez em quando, um colega vem me perguntar sobre referências, como fazer citação, como formatar trabalho acadêmico ou artigo de periódico ou até periódico científico no todo. Tudo isso segundo as normas da ABNT.


Por isso, a partir de hoje, conforme os questionamentos forem surgindo, vou “espalhar” as dúvidas para os colegas que, acredito eu, estão envolvidos com esses “assuntos”. Se desejarem, podem repassar para os demais colegas ou conhecidos.

A primeira coisa que observo em artigos, livros e trabalhos acadêmicos é o título dado ao item Referências. Para começar, vamos diferenciar Referências de Bibliografia.


O que são Referências?

Não vou gastar tempo, né? Um grupo, hà muito tempo atrás, conceituou referência como “conjunto padronizado de informações agrupadas em elementos descritivos, retirado de um documento e que permitem a sua identificação no todo ou em parte” (ABNT, 2002). Em uma publicação, o item Referências é uma lista ordenada de referência dos documentos citados pelo autor no texto, ou seja, são as fontes que foram consultadas para elaborar aquele texto. É muito importante esta lista pois, com a Lei de Direito Autoral, não podemos simplesmente sair copiando textos ou ideias sem citar o autor.


Então, o que é Bibliografia?


É uma lista ordenada de referências de um determinado assunto.


Resumindo: ao final de um texto, usamos Referências como título do capítulo. Quando indicamos fontes para leitura ou estudo, ou até para composição de acervo, usamos Bibliografia.


Ah! E por que não usamos, como título da seção, Referências Bibliográficas? Aí é uma questão conceitual. Desde de 2000, a ABNT passou a chamar aquela lista, que fica no final do trabalho, somente de Referências por causa dos vários tipos de documentos referenciados. Hoje, é possível fazer referência de qualquer suporte: livro impresso, eletrônico, revista impressa, revista exclusivamente eletrônica. Isso porque biblio, na concepção da palavra, seria publicação impressa.


Espero ter esclarecido, mas caso contrário, estou aberta às perguntas....