segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sobre citações, referências etc.

Ao que tudo indica, quando o assunto é normalização, as dúvidas continuam...
 
Nosso assunto de hoje está mais direcionado aos “escritores”, ou autores de artigos, trabalhos acadêmicos e livros.

A pergunta que mais ouço ao pedir uma fonte, cujo autor é citado no texto, é: - Mas precisa?

Sim, e isso não é só norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Segundo a Lei de Direitos Autorais, no art. 46:

III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”;

Bem, já que isso é lei, a pergunta seguinte é: - e como faço isso?

Para indicar o autor no texto, lançamos mão da norma NBR 10520, que trata sobre citações em documentos. Para não deixar ninguém confuso, não vou falar de todas as regras desta norma. Aos poucos, conforme aparecerem as dúvidas, eu repasso para vocês.

1ª dúvida: quando cito um autor, eu coloco todo o nome em maiúscula?

Resposta: Depende. A regra é simples: se o nome estiver no meio do texto e fora dos parênteses, ele deve ser grafado em maiúscula e minúscula. Porém, se o nome estiver dentro dos parênteses, ele deve ser grafado todo em maiúscula (ou caixa alta). Por exemplo:

Segundo Nogueira (2013, p. 1), só “se o nome estiver dentro dos parênteses [...]”

A “norma NBR 10520 [...]” (NOGUEIRA, 2013, p. 1).

2ª dúvida: posso abreviar o nome ou, no caso de lei, Ministérios, posso indicar apenas a Lei ou diretamente os Ministérios?

Resposta: não. A citação deve corresponder exatamente a referência da fonte. Se a referência inicia-se com BRASIL, no texto, as citações deve ser Brasil ou (BRASIL). Se a instituição não tiver sua sigla reconhecida internacionalmente, como é o caso da Petrobrás, Inmetro, Fiocruz, Senac entre outras, ela deve ser por extenso, como por exemplo ABNT. Na citação: Associação Brasileira de Normas Técnicas, e não ABNT, pois na referência a regra é usá-la por extenso.

Se forem do mesmo ano, mesmo que de Ministérios diferentes, a data é indicada com uma letra do alfabeto. Por exemplo: uma publicação do Ministério da Educação e outra do Ministério da Saúde, ambas de 2012. Se a primeira que foi citada no texto foi a publicação do Ministério da Saúde, mesmo que nas referências o Ministério da Saúde esteja ordenado depois, vai ser BRASIL. Ministério da Saúde. Título. Brasília, 2012a.

Para ajudar: ao escrever um artigo, anote sempre qual foi a fonte consultada, inclusive a página. O fichamento ajuda muito na hora de fazer as referências.


Aguarde, pois vem mais dúvidas por aí. 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário