terça-feira, 30 de novembro de 2010

Divulgando...

Bibliografias sobre biblioteca digital


Colegas da lista [bibvirtual]:
Tenho o prazer de informar a publicação, em duas partes, de uma bibliografia anotada sobre a biblioteca digital. A primeira parte, que aborda as principais fontes de informação, foi publicada na revista Ciência da Informação. A segunda, publicada na Datagramazero, comenta o fluxo do documento na biblioteca digital. Nas duas partes foram incluídos documentos e sítios brasileiros e estrangeiros que tratam dessa temática tão dinâmica.
Faço os votos de que essas bibliografias sejam úteis para os pesquisadores e estudantes da biblioteca digital.
Murilo Cunha

1) Cunha, Murilo Bastos da. Biblioteca digital: bibliografia das principais fontes de informação. Ciência da Informação, v. 39 n. 1, p. 88-107, jan./abr. 2010. URL: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1730/1359
Resumo:
Bibliografia internacional anotada sobre as principais fontes de informação lançadas a partir de 2000, relacionadas à biblioteca digital. Os tópicos cobertos são as bibliografias mais recentes, os livros e manuais, os periódicos especializados, os eventos específicos, as listas de discussão, os grupos e centros de pesquisa, os cursos e treinamentos e as principais organizações.

2) Cunha, Murilo Bastos da. Bibliografia sobre o fluxo do documento na biblioteca digital. Datagramazero, v. 10, n. 5, out. 2009. URL: http://dgz.org.br/out09/Art_01.htm
Resumo:
Bibliografia internacional seletiva e anotada sobre as principais fontes de informação relacionadas com o fluxo do documento na biblioteca digital. Os tópicos cobertos são: definições da biblioteca digital, projeto e arquitetura da biblioteca digital, normas e padrões, digitalização, desenvolvimento de coleções, controle bibliográfico, preservação digital, acesso à informação, referência digital, aspectos jurídicos, aspectos econômicos, usuários e avaliação.
=============
Prof. Murilo Bastos da Cunha, Ph. D.
Universidade de Brasilia