quinta-feira, 30 de setembro de 2010

São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2010

"Rede é arquivo da humanidade", diz pesquisadora

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Leia a seguir trechos das entrevistas que Rita Amaral e Jonatas Dornelles concederam à Folha. (DBN)

Folha - Fazendo um exercício de prestidigitação, como um pesquisador do futuro poderá utilizar o nosso conteúdo digital produzido hoje?
Jonatas Dornelles - Tudo indica que os pesquisadores do futuro serão ainda mais especialistas e focados em profundidade em áreas restritas do conhecimento. Eles terão em suas mãos uma ferramenta já em um estágio muito avançado de seu desenvolvimento: a informação automática. Há alguns anos uma informação tinha um "tempo de acesso" bem maior que hoje em dia.

Como vocês veem a iniciativa da Biblioteca do Congresso dos EUA de guardar tuítes e sites?
Rita Amaral - Mais importante que as bibliotecas e os museus é que a rede toda é um arquivo da humanidade, que decide isso sem a interferência de grupos econômicos, ideológicos, religiosos. Isso é útil porque favorece a percepção crítica.

Há valor cultural ou histórico nos milhões de blog, tuítes e horas de vídeos caseiros espalhados pela rede?
Amaral - Representa um gigantesco espelho de nossas capacidades, nossa diversidade, nosso ambíguo potencial. É possível fazer bricolagem, aprender tai-chi-chuan, fazer guerra, comédia, arte. Empresas como Google e Microsoft estão investindo pesado na organização desse "caos", considerado uma mina de ouro.

Dornelles - A importância é que quem criou essa mídia foram pessoas comuns. Significa que cada um de nós, em tese, possui hoje o poder de criação de conteúdo, assim como sua vinculação para o resto do mundo. Em um segundo momento ocorrerá a seleção desse conteúdo.

Fonte: Reprodução enviada por Salete Cecilia de Souza para lista de discussão bibvirtual, em 4 set. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário