terça-feira, 6 de julho de 2010

Avaliação do meu desempenho como profissional educador

Hoje, durante uma reunião, foi levantada a questão do nosso papel de educador enquanto coordenadores de um sistema de bibliotecas. Existiu um momento em que houve essa tentativa na nossa lista de discussão - nossa primeira ferramenta sem controle institucional. Eu mesma postei alguns artigos, mas não tive retorno. Foi, então, que uma colega colocou que acabamos desanimadas, sem estímulo para criar uma nova ferramenta. A minha pergunta foi: será que conseguimos provocar alguém? Será que deveríamos incomodar mais? O que fazer para que, pessoas de várias partes deste país, que atuam na mesma área, participem de uma discussão? Eu digo isso tecnicamente, é claro. Se você coloca na lista que fulano vai ser pai ou teve um filho, o Brasil inteiro posta uma mensagem! Tenta aproveitar este momento e coloca uma mensagem sobre o que mudar no site, ou como melhorar a base de dados, ou como poderíamos nos tornar bibliotecas 2.0. Sabe qual é o retorno? De 60 bibliotecas, talvez eu tenha um retorno de 2 ou 3 profissionais, que são sempre as mesmas que participam.
O que fazer para mudar isso? Como mudar isso? Como profissionais coordenadores, não deveríamos agir mais como educadores e sermos menos acomodados?
Alguém se habilita a me ajudar?....

4 comentários:

  1. Sim, Dorinha, posso te ajudar... te lembrando aquele velho ditado: "agua mole em pedra dura tanto bate ate que fura"... Por default nossa categoria profissional nao e de se expor. Ponto! Os que se aventuram recebem desestimulos de todos os lados. Ponto de exclamacao! Por que? Ponto de interrogacao? Nao desanime na busca de fazer parte do time que esta tentando mudar esta historia, como eu e como Renate com nosso curso "Web 2.0 e Ser 2.0"... Vamos em frente que se nao desanimarmos mudaremos este panorama! Pode acreditar, somos poucos, somos minoria mas nao estamos sozinhos... nao desanime de ser o que voce acha que deva ser o profissional da informacao neste contexto que estamos vivendo! nao desanime!!! []s...Suely

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dorita! Parabéns pelo blog, está muito bom mesmo! Concordo em gênero, número e grau. Participo de várias listas de discussão, vejo que quando é um assunto polêmico tipo assim: salário, CRB, orgãos de classe, etc o pessoal participa da lista, quando é um assunto sério, como por exemplo, "Quais biblioteca usam ferramentas da web 2.0?" ninguém participa, é aquele silêncio... são sempre os mesmos que respondem e o pessoal parece que não tá nem aí. Infelizmente isto ocorre em todo Brasil, nivel geral mesmo, seja dentro ou fora da rede, sejam em listas de profissionais ou de estudantes de Biblioteconomia, é o mesmo contexto. Isto me leva a concordar com a Suely mas não podemos desanimar e vamos fazendo nossa parte e mudar este panorama. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Amigas,
    Faço um exercício diário para não desanimar, não deixar a peteca cair, mas tá difícil!!! Uma outra pergunta: por que as pessoas têm tanto medo do novo? Por que as pessoas têm medo de errar? Elas não querem nem tentar! No início, assim que comecei a implantar as normas para catalogação, as pessoas torciam o nariz. E olha que não adotei nem o AACR2! O que aconteceu? Em 3 anos, todas as unidades passaram a usar os padrões - confesso que algumas até hojem não conseguem seguir as normas. Como disse a Suely "água mole em pedra dura..." e é nisso que acredito. Fico feliz ao ver o trabalho da Dani, divulgando seus trabalhos, promovendo eventos e agitando Florianópolis. Vamos usar nossas ferramentas, vamos crescer, mas como?

    ResponderExcluir