segunda-feira, 26 de abril de 2010

Textos disponíveis para leitura e download

Textos disponíveis para leitura e download:

Les Immatériaux

Um discurso inicial de significação é sempre a elaboração de um autor, mas quando distribuído associa em sua amplitude a leitura por um receptor e com ele a uma interpretação ou reconstrução do que nele consta. Um texto de significados imateriais é feito de narrativas múltiplas e enunciados que entram em diálogo e contestação e que,no final se acumulam no leitor que lhes dá forma. É para o leitor que se destinam todas os códigos pelas quais os conteúdos imateriais são elaborados. É uma constatação que a sua finalidade não está em sua origem, mas no seu destino,

Mediações digitais

A informação quando referencia o homem ao seu destino participa do seu caminho ao estabelecer suas configurações no percorrer a sua odisséia individual no espaço e no tempo. A essência do fenômeno da informação se efetiva entre o emissor e o receptor, quando acontece uma transferência e apropriação de um conhecimento. Assim, adequadamente assimilada, a informação, modifica o estoque mental de saber do indivíduo e traz benefícios para o seu desenvolvimento pessoal e da sociedade em que ele vive. Como serão as pessoas do amanhã em um mundo em que a escrita se torna cada vez mais posicionada em estruturas digitais?

Uma quase historia da ciência da Informação

O artigo conta a historia da ciência da informação na visão do autor.
Focaliza nas redes de saber e no seu desenvolvimento o fio condutor da narrativa. A rede do saber seria sempre ilimitada, pois a sua estrutura é sempre diferente da estrutura que era um momento antes e a cada vez se pode percorrer o caminho segundo trilhas diferentes. .

Mitos e lendas da informação: o texto, o hipertexto e o conhecimento

Como serão as pessoas do amanhã em um mundo em que a escrita se torna cada vez mais posicionada em estruturas digitais? A principal indagação, discutida no texto, é como acontecerá a apropriação da informação e geração do conhecimento em um cenário onde a consciência humana já tenha e os sentidos condicionados pelo formato digital dos textos.

A estrutura do texto e a transferência da informação

O texto é examinado como uma estrutura de informação. A estrutura de informação é considerada como: qualquer inscrição de informação em uma
base física que a aceite. O texto é conjunto de expressões, que a
escrita fixou. O exame do texto leva a sua participação na formação do conhecimento. A transferência da informação está qualificada e diferenciada da comunicação. A ciência da informação transfere informação para o receptor.

As tecnoutopias do saber: redes interligando o conhecimento

O livre fluxo de informação e sua distribuição ampliada e eqüitativa tem sido um sonho de diversos homens em diversas épocas. A rede] hipertextual do documento universal foi uma preocupação desde a Academia de Lince, talvez a mais velha sociedade científica de 1603. A preocupação com as redes de saber para uma distribuição adequada do conhecimento produzido pela humanidade vem desde o século XVII passando por antigas instituições e grupos.

As palavras voam, a escrita permanece: a aventura do hipertexto

A informação no texto linear reduz a incerteza pontual tal como quando um diz vou com a doçura o outro pode de imediato querer encontrar a criatura nesta colocação unidimensional das palavras; o hipertexto com sua trajetória vagante e livre cria incertezas, pois textos entrelaçados e direcionados ao infinito não respondem, apontam, e o fazem sem uma definição estrita, sem linhas formais, cores ou formas previamente pensadas.

A Condição da Informação

O artigo aborda a instituição da ciência da informação: sua criação como área de conhecimento em 1948 e seu desenvolvimento com orientação teórica e prática para o fenômeno da relação da informação com o
conhecimento.Palavras-chave: ciência da informação; teoria da informação; conhecimento.

A Questão da Informação

A informação sintoniza o mundo. Como onda ou partícula, participa na evolução e da revolução do homem em direção à sua história. Como elemento organizador, a informação referencia o homem ao seu destino; atua durante toda sua existência e referência o homem a sua odisséia individual no espaço e no tempo.

Políticas de Monitoramento da Informação por Compressão Semântica dos seus Estoques

Este artigo estuda a estrutura do texto escrito e sua análise morfológica com a finalidade de extrair informações para uso na gestão estratégica da informação, localizada em estoques específicos e para fornecer subsídios para monitoração de conteúdos e outros estudos estratégicos como estudar através de palavras-chave o conteúdo de famílias de textos, descrições de patentes, relatórios técnicos e outras grandes quantidades de informação.

Los tres mundos de la Ciencia de la información

El artículo echa una ojeada al desarrollo de la Ciencia de la información y a su relación con la tecnologia. Los cambios experimentados por las tecnologias para la informacjdn en Ios ultimos 50 años han organizado y ordenado todas las actividades vinculadas con la Ciencia de la información.Publicado na Ciencias da Informacio de Cuba

Avaliação Econômica de Produtos e Serviços de Informação

Relatório de pesquisa sobre a produção distribuição e assimilação da informação onde são discutidas medidas de eficiência técnica e econômica e viabilidade de produtos e serviços de informação.

As Tecnologias Intensas de Informação

Tecnologias intensas em inovação modificam as condições de produção, distribuição e uso da informação.Novos reposicionamentos afetam, como resultado, todos os atores do setor de informação.

Perspectivas da Ciência da Informação

O artigo lança um olhar no desenvolvimento da ciência da informação e no seu relacionamento com a tecnologia. As mudanças na tecnologia da informação ocorridas nos últimos 50 anos organizam e ordenam todas as atividades associadas com a ciência da informação.

Mudança Estrutural do Fluxo do Conhecimento

O fluxo da informação que interliga gerador e receptor, vem agregando competência na sua transmissão, em uma relação direta com as fases por que passou o desenvolvimento do processo de transferência da informação até chegar ao tempo da comunicação eletrônica.

Por uma elegante esperança

Não compete ao conhecimento ou a uma área de conhecimento justificar continuamente a sua importância e a sua existência. Seu desenvolvimento não se vincula ao mercado, mas ao capital cultural de uma sociedade. Este reconhecimento deve ser espontâneo e ser meritório. Resta-nos, portanto, aguardar o final da inquisição com uma elegante esperança. .

A transferência de informação e o desenvolvimento tecnológico

Existe uma limitação contextual para a absorção de tecnologia. Um determinado contexto, só finalizará o processo de absorção e adoção da tecnologia, se a modificação a ser introduzida puder ser aceita por este contexto. Existem indicadores sociais, econômicos, políticos e culturais que determinam esta limitação.

Mecanismos de Absorção de Novas Tecnologias

Pesquisa realizada em 1988 e 1989 para o programa PADCT. Seus dados, alguns conceitos e indicações, inclusive as do contexto legal estão ultrapassados. A Internet, ainda, não existia em sua versão gráfica e a versão gopher existente não tinha grande disseminação.Contudo, o modelo de absorção de tecnologia, que é a principal característica do trabalho está completamente válido.
A Transferência de Informação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Produção do Conhecimento

Artigo publicado na extinta revista "Informare" de 1995 em que se procura das uma introdução às questões de informação e contexto para a aceitação de inovações

Os destinos da ciência da Informação: entre o cristal e a chama.

A metáfora ilustra os ritos de viagem da informação como estação anterior ao conhecimento. A informação há que deixar a beleza do cristal entesourada em sua forma para consumir-se na chama das individualidades semânticas e de percepção dos receptores.

O Rumor do Conhecimento

Com a qualificação de rumor (sussurro, ruído tênue ou brando, ocultamento, informação, boato) para o conhecimento procuramos indicar esta e outras condições específicas da manifestação da informação como participante deste processo.

A oferta e a demanda da informação

As estruturas de informação são armazenadas ou estocadas no que denominamos de agregados de informação: unidades que produzem e armazenam a informação para o conhecimento. Os agregados de informação podem ser pessoas, inscrições de informação , conjunto de documentos , acervos, metodologias, construtos teóricos ou de aplicação prática específicas

Aspectos Econômicos da Informação Científica e Tecnológica

Análises de custos em unidades de informação, custos olhados em sua estrutura econômica e direcionados para a análise e ajuda ao processo de decisão dos administradores de serviços de informação. Apesar de ter sido apresentado e publicado nos Anais da primeira SNBU em1979, o trabalho está bem atual, se pequenas analogias forem elaboradas.

Memória esquecimento

Armazém dos discursos de informação cabe aos estoques a função de guarda do saber acumulado; a ação de conhecimento se realiza em outro
local: nos espaços de vivência e convivência dos receptores da informação. Onde o cristal se faz chama.

O tempo e o espaço da informação

Os fluxos de informação de segundo nível são aqueles que acontecem nas extremidades do fluxo interno , de seleção, armazenamento e recuperação da informação. São aqueles que por sua atuação mostram a Essência do fenômeno de transformação, entre a linguagem do pensamento de um emissor a linguagem de inscrição do autor da informação e o conhecimento elaborado pelo receptor em sua realidade.

Transferência da Informação para o Conhecimento

A informação, em nosso entender, se qualifica como um instrumento
modificador da consciência do individuo e de seu grupo , pois
sintoniza o homem com a memória de seu passado e com as
perspectivas de seu futuro. Fica, assim, estabelecida uma relação
entre informação e o conhecimento,que só se realiza se a informação for percebida e aceita como tal.

A Informação e o Cotidiano Urbano

A informação e a transferência de informação em comunidades urbanas na cidade do Rio de Janeiro.A Cidade foi estudada considerando-se a existência de pelo menos três comunidades semelhantes, dentro da heterogeneidade urbana do Município do Rio. Foram recolhidos dados sobre o conceito, a transferência e o uso da informação, para cada um destes grupos considerados. Os resultados indicam existir uma diferenciação na conceituação, na aceitação, nos canais e na assimilação da informação em comunidades urbanas diferenciadas.

Sites dos artigos

http://aldoibct.bighost.com.br/pesquisa.htm#TEXTOS

-----------------------------------------------------------------------------

Mensagem recebida pela lista de discussão Lexias
"Lexias caracterizam uma unidade de leituras são indicadas como os locais do texto em que o conteúdo das palavras entra em terremotos de significação ou como o envelope de um volume semântico, a voz do texto tutor, a linha saliente de um texto plural.

Subscription settings: http://groups.google.com/group/aldobarreto/subscribe?hl=pt-BR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário