segunda-feira, 12 de abril de 2010

O DataGramaZero de abril 2010 está disponível

O DataGramazero de ABRIL 2010 traz os seguintes artigos:

1 - A importância do empirismo inglês para as linguagens documentárias

por Solange Puntel Mostafa e Denise Viuniski da Nova Cruz
Resumo: É comum nas linguagens documentárias como os tesauros, a identificação de relações hierárquicas entre os termos, a partir da lógica aristotélica, fazendo uso da dedução lógica dos silogismos e da análise dos cinco predicados como gênero, espécie, diferença, propriedade e acidente. Este trabalho tem o objetivo de revisar os conceitos de David Hume, especificamente os de Relações Naturais e de Relações Filosóficas com uma alternativa teórica para as novas e infinitas associações entre os termos provindos da prática dos mais diversos campos do conhecimento, além de apresentar um teórico esquecido na literatura de linguagem documentária.
Palavras-chave: Linguagem documentária; David Hume; Relações associativas; Tesauros; Empirismo inglês; Associação de idéias
2 - Conteúdos imateriais simbolicamente significantes.
por Aldo de Albuquerque Barreto
Resumo: O artigo trata dos significados imateriais, simbolicamente
significantes, que podem ser acessados através de uma base física em um fluxo um da informação. Um discurso inicial de significação é sempre a elaboração de um autor, mas quando distribuído associa em sua amplitude a leitura por um receptor e com ele a uma interpretação ou reconstrução do que nele consta. Um texto de significados imateriais é feito de narrativas múltiplas e enunciados que entram em diálogo e contestação e que,no final se acumulam no leitor que lhes dá forma. É para o leitor que se destinam todas os códigos pelas quais os conteúdos imateriais são elaborados. É uma constatação que a sua finalidade não está em sua origem, mas no seu destino.
Palavras chaves: Imateriais; Estrutura da informação; fluxo da informação, conjuntos simbólicos, Les immatériaux, Centro Georges Ponpidou em Paris.
3 - A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje por Cristina Dotta Ortega e Marilda Lopes Ginez de Lara
Resumo: objetiva analisar o documento enquanto objeto informacional partindo da hipótese de que a noção de documento relaciona-se à sua condição de informatividade, o que implica considerar seu aspecto pragmático e o caráter social e simbólico da informação. Sob o ponto de vista metodológico, procedemos à recuperação histórica do conceito e sua atualização na contempo-raneidade recorrendo à Terminografia para análise e cotejamento das noções de documento e de Documentação.
O corpus de análise compreende textos dos principais documentalistas e teóricos da Documentação franceses, espanhóis e em língua inglesa, desde Otlet. Documento é hoje concebido simultaneamente como instância física e informativa que, sob ações e condições específicas contextualizadas, otimiza a circulação social do conhecimento.
Palavras-chave: Documento; Informação; Informatividade; Documentação; Paul Otlet
4 - Aspectos contemporâneos do Estado:discussão sobre a globalização, inclusão digital e cognição
por Barbara Coelho Neves
Resumo: Trata-se de uma revisão dos debates em torno da globalização, seu relacionamento com a sociedade da informação e a implicação nas desigualdades sociais. A contextualização propõe apresentar um panorama contemporâneo, visando observar o caminho da inclusão digital – como os mecanismos de globalização intensificaram a exclusão – e como esta vem sendo concebida a partir dos novos argumentos acadêmicos que conferem importância nos recursos humanos (letramento e educação).
Palavras-chave: Globalização; Sociedade da informação; Desigualdade social; Inclusão digital; Educação e cognição
5 - A leitura segundo Sartre
por Clarice Fortkamp Caldin
Resumo: Expõe o pensamento sartriano a respeito da leitura: um exercício de liberdade, um pacto de generosidade, um engajamento no mundo. Aponta a exigência do autor e do leitor quanto à continuidade da escrita e da leitura. Mostra como Sartre privilegia o leitor e sua consciência imaginante, pois, para o filósofo, o texto só se concretiza no momento da leitura, quando o leitor lhe confere sentido estético.
Palavras-chave: Leitor; Leitura e criação dirigida; Leitura, fenômeno temporal; Leitura, fenômeno corporal; Leitura, fenômeno descentrado; Leitura, fenômeno transcendental.
------------------------------------------------------------------------------------
Ainda, no DZG temos a recensão do livro "Redes Sociais e
Colaborativas em Informaçao Cientifica"
Organizado: Dinah Aguiar de Población, Rogério Mugnain . Os LINKS remetem a sites relacionadas com os artigos deste número.
Em Colunas o artigo de historiografia pessoal: Em algum lugar do passado que nos conta: "ali, naquele instante, que percebi, definitivamente, que minha terra seria, também, uma Ilha e Elizabeth II minha Rainha para sempre."
O DataGramaZero de ABRIL 2010 está disponível em:
http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br

Este é um periódico de acesso livre e tem o ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos dez anos do Datagramazero com cerca de 45 números da Revista, 350 artigos, algo como 400 autores e 5 mil referências vinculadas a estes artigos.
O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à informação.
Tem um leitorado médio estimado em 4.000 acessos ao mês; está listado no último Qualis da Capes para mais de uma área do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário